Como conseguir crédito pela primeira vez

primeiro_emprestimoEm muitos casos, para alcançar alguns objetivos ou para comprar algo que saia do orçamento é necessário a obtenção de créditos. Esses créditos podem rotativos, vinculados a lojas ou a bancos. Pode ser o chamado de “cadastro na loja”, cujas compras serão parceladas e você realizará o pagamento através de carnê, pode ser um cartão de crédito ou pode ainda ser um empréstimo bancário ou financiamento.

Na prática, o crédito nada mais é do que um empréstimo que determinada loja, banco ou financiadora oferece a seus clientes, na troca do pagamento de parcelas que devolvem o dinheiro à origem e, na maioria dos casos, incluem pagamento de juros. Qual é o seu maior objetivo hoje? Abrir ou expandir seu próprio negócio, comprar uma casa, um carro, viajar? Comprar um objeto ou produto no comércio de sua cidade?

Para o cliente, o crédito é bom pois oferece a possibilidade de adquirir o que deseja mesmo quando não tem o dinheiro total para pagar o valor proposto. Para a instituição que empresta o valor é bom pois cria fidelidade do cliente com a instituição, além de possibilidade de lucro sob parcela paga e no valor final.

Dicas para conseguir crédito

Conseguir crédito pela primeira vez é um pouco mais complicado do que as demais. O motivo é simples: você deve se enquadrar no perfil escolhido pela financiadora (loja ou banco) para que eles forneçam a confiança em te emprestar o dinheiro que você precisa.

Nas próximas concessões, fica mais fácil (considerando-se que o cliente seja bom e não tenha dado prejuízos à instituição) e as primeiras concessões serão utilizadas como parâmetro de preferência para novos empréstimos.

Se você quer o primeiro crédito, confira nossas dicas:

1. Tenha um emprego: Uma das primeiras perguntas realizadas pelo atendente ou analista durante a solicitação de crédito é a respeito da sua fonte de renda. Isso inclui o emprego, cargo/função, local de trabalho e valor do salário. Pode ser questionado também o tempo que você está trabalhando nesse lugar.

2. Tenha crédito em lojas: Muitas lojas oferecem modalidade de crédito a seus clientes por meio de carnês próprios ou cartões por financiadora. Ter um é mais fácil do que conseguir uma quantia maior no banco e pode ser um grande diferencial.

3. Tenha nome limpo: Parece clichê, mas a primeira coisa que vão olhar é se seu nome consta nos órgãos de proteção de crédito. Os dois principais são: SPC e Serasa. Pague suas contas em dia e livre-se desse problema!

4. Tenha uma conta bancária e cuide dela: Crie uma conta bancária e realize movimentações. Tenha cuidado com cheque especial e mantenha-a sempre em ordem, é um diferencial.

5. Solicite um crédito baixo: Como é a primeira vez que você deseja um crédito, tenha bom senso: as instituições bancárias e financeiras lhe concederão um crédito com valor mais baixo. Se você realizar a quitação de todas as parcelas sem atraso, as chances do próximo ser maior são grandes.

6. Cuidados durante a contratação: Pense bem antes de assinar o contrato e não assuma uma dívida muito alta ou além da sua capacidade de pagamento. Lembre-se que você terá que quitar todas as parcelas dentro do prazo.

7. Tenha uma boa rede de amigos: É interessante você ter 2 amigos, no mínimo, que saibam que poderão receber ligações em seus telefones perguntando sobre você afim de confirmar suas informações pessoais. Logo, deixa-los pré avisados que poderão receber esse tipo de ligações agiliza todo o processo. Faça o mesmo por eles e assim criando sua rede de amigos para parcelamentos e financiamentos. OBS: É muito importante que ambos amigos possam ser encontrados em telefones fixos, seja residencial ou comercial.

Ao final desse processo você ganhará uma pontuação bancária, conhecida entre os bancários como “score”. Quanto mais alto seu score, maiores as chances em ter seu financiamento/empréstimo aprovado e pronto para mostrar para o mercado financeiro que você é uma pessoa que cumpre com seus compromissos.

OBS: Os seus documentos pessoais também devem estar em ordem.